O Conselho de Educação da Província de Ibaraki já deu início às melhorias para reforço do ensino dos costumes e idioma japonês para as crianças estrangeiras matriculadas nas escolas da rede pública.
Segundo informação de quinta-feira (23) a previsão é de iniciar já em junho. Pretende encaminhar intérpretes para as escolas do primário e ginásio com a finalidade de dar apoio aos estudantes que ainda não têm compreensão do idioma japonês. Dessa forma pretende ajudar a elevar o nível do aprendizado.
Houve aumento das crianças estrangeiras em idade de escolaridade obrigatória. Segundo dados de maio do ano passado são 2.467, o que significa 37% a mais do que há 10 anos.
A maioria delas tem como origem a China, Brasil e Filipinas, presentes em ⅓ das escolas da província, ou 222 instituições.
Cerca de metade dos alunos necessita de instrução do idioma japonês, o que interfere na comunicação dentro da sala de aula, por não conseguir ler um trecho do livro didático, por exemplo.
Recrutou nas universidades profissionais que possam servir de intérprete e tradutor para auxílio entre professores e alunos, além de seus pais.
Para que os estudantes estrangeiros possam frequentar o colegial está sendo preparado um guia. Além disso pretende contar com a colaboração de voluntários, governos locais e organizações relacionadas à educação.
Fonte: Ibaraki News