As nanofitas de grafeno são uma substância menores que 50 nanômetros composta de ligações de carbono em formato de anel. Pela sua dificuldade de produção e facilidade em conduzir eletricidade, é considerada o “material dos sonhos”. Sua maior utilidade é na produção de semicondutores da próxima geração.
O grupo de cientistas liderados por Ken’ichiro Itami, professor da Universidade de Nagoia, desenvolveram um método efetivo de produção do material através da reação entre átomos de carbono em formato anelar e um catalisador próprio. O grupo também conseguiu ajustar a quantidade da formação, podendo controlar o tamanho e formato.
Estima-se que semicondutores compostos por nanofitas de grafeno têm a capacidade de terem potência equivalente ou aumentada em tamanhos ainda menores. Por isso, a tecnologia tem muito destaque principalmente no aumento da eficiência e diminuição do tamanho de computadores.
“Conseguimos finalizar um problema de muitos anos. Começaremos o desenvolvimento da tecnologia para produção em massa nas empresas para que a implementação seja a mais rápida o possível”, disse o professor Itami.
Fonte: NHK News