A Agência de Meteorologia do Japão-AMJ informou na quinta-feira (27) que o ciclone tropical mudou para tufão por volta das 18h, no momento que se aproximava do sul do mar de Shikoku.
O primeiro tufão da era Reiwa e o terceiro do ano foi intitulado de Sepat, com 998hPa de pressão central, velocidade máxima do vento de 18m/s (cerca de 65Km/h) e velocidade máxima instantânea do vento de 25m/s. Ventos fortes de 15m/s sopram a 280 km no lado sudeste do centro e 110 km no lado noroeste.
O tufão Sepat se move a nordeste a uma velocidade de 45Km/h.
Por causa do tufão e da influência do ar quente e úmido que flui do Mar do Japão para o leste do Japão, as regiões de Tokai e Kinki estão cobertas de nuvens.
A previsão do curso do tufão número 3 é em sentido leste do país, sobre o Oceano Pacífico.
Até o final do dia de sexta-feira (28) há previsão de tempestade. Em Kinki e Tokai a previsão é índice pluviométrico de 150mm/24h, sendo que em Kanto-Koshin, Tohoku e Shikoku poderá ser de 120mm. Chuva intensa e rajadas de vento em ampla área requerem cuidados. As rajadas de vento poderão ser de 18 a 30m/s nessas áreas.
A AMJ adverte contra deslizamentos, inundações e enchentes, e pede atenção cuidadosa para rajadas de vento, elevação das ondas, raios e tornados.
Fontes: NHK, Weather News e Tenki