Na província de Miyazaki a cidade de Ebino amargou chuva histórica, com índice pluviométrico de 1.089mm, desde 28 do mês anterior. Em Yaeyama (Kagoshima) chegou a 842. Esses índice são equivalentes a 2 vezes mais o volume de todo mês de julho.
Embora a chuva tenha dado trégua em Kyushu, pelo deslocamento das nuvens ativas, há cidades como Miyakonojo (Kagoshima) com grande inundação. Para socorrer as pessoas que não conseguiram sair a tempo para os abrigos os bombeiros usaram barco inflável na noite anterior.
Deslizamentos ocorreram em várias encostas da cidade de Kagoshima. Como o solo está instável em consequência da chuva contínua, as autoridades pedem à população muito cuidado.
Até as 7h30 de quinta-feira (4) há notícia de 4 feridos em Kagoshima, por causa dos deslizamentos.
Chuva em Tokai e Kanto Koshin
As precipitações previstas são de 130mm em Tokai e de 100mm em Kanto Koshin.
Várias cidades como Toyota (Aichi) e Toba (Mie) já tiveram chuva torrencial, de 37 e 60mm em 1 hora na manhã de quinta-feira. No leste de Aichi e sul de Mie há alerta de tornado.
A Agência de Meteorologia do Japão-AMJ chama à atenção para os riscos de deslizamentos, cheia dos rios, inundações, raios e rajadas de vento nessas regiões.
Fontes: JNN, NHK, ANN, CBC TV e Tokai TV