A princesa Mako partiu do Japão na terça-feira (9) com destino ao Peru e Bolívia onde ela participará de cerimônias que marcam os 120 anos da chegada dos primeiros imigrantes japoneses.
Essa é a primeira vez que a princesa visita os dois países da América do Sul.
A princesa Mako é a filha mais velha do príncipe herdeiro Fumihito e da princesa Kiko Akishino.
Autoridades da Agência da Casa Imperial se reuniram antes do meio-dia no aeroporto de Narita, na província de Chiba, para acompanhar a partida da princesa Mako em um voo comercial.
Cerca de 100 mil descendentes de japoneses vivem no Peru, o terceiro maior grupo no mundo. Na Bolívia estima-se que vivam 10 mil de origem japonesa.
Durante o tour de duas semanas, a princesa Mako fará discursos em cerimônias que reconhecem os imigrantes. Ela também deve visitar o presidente do Peru, Martin Vizcarra, e da Bolívia, Evo Morales.
No Peru, a princesa Mako planeja visitar a antiga cidade inca de Machu Picchu, local de Patrimônio Mundial. Ela ouvirá de residentes sobre as contribuições feitas por imigrantes japoneses na área.
Essa será a quinta visita oficial ao exterior da princesa Mako. No ano passado, ela foi ao Brasil para participar de uma cerimônia que marcou os 110 anos da imigração japonesa no país.
Fonte: NHK