Besouro vermelho encontrado em julho na cidade de Otsu, no distrito de Wani. (Imagem: Kyoto Shimbum)
O besouro lucano “Synhoria maxillosa” é conhecido por causar queimaduras e bolhas nas pessoas em contato com a pele. A espécie, típica em locais quentes de Shikoku, está mudando seu habitat para Quioto e Shiga.
Publicidade
Esse besouro é da família “Meloidae” e tem cerca de 2 a 3 centímetros de comprimento. É característico por seu corpo avermelhado, mandíbulas grandes e chega na fase adulta entre junho e julho.
Seu fluido corporal é venenoso e pode causar bolhas e queimaduras em contato na pele. Como as larvas parasitam abelhas, é muito comum encontrar o besouro em sakura e ninhos de madeiras construídos pelas abelhas.
Segundo Shigehiko Shiyake, curador do Osaka Museum of Natural History, o besouro vivia na Região de Kinki. Contudo, desde 2009, vem sendo encontrado em algumas cidades de Quioto.
Atualmente, seu habitat é nas cidades de Nantan (Quioto) e Omihachiman (Shiga). No dia 8 deste mês, foi encontrado em área residencial na área norte da cidade de Otsu (Shiga) por uma criança de 7 anos.
“Achei que era uma nova espécie de besouro. Fiquei assustado quando soube que tinha veneno”, disse o pequeno Haruki Takagi, que está no segundo ano do shougakko.
“É um animal que chama atenção, então peço para todos, exclusivamente crianças, não tocarem nele”, alerta Shiyake.
No Japão há somente quatro estações de trem que têm a palavra koi (恋) – amor – em seus nomes. São elas: Koishihama (Iwate), Bokoi (Hokkaido), Koigakubo (Tóquio) e Koi-Yamagata (Tottori).
Publicidade
Em Chizu-cho, na província de Tottori, fica a de Koi-Yamagata, ao longo da Chizu Express Line entre as estações Kamigori (Hyogo) e de Chizu (Tottori).
As fotos são noturnas, mas a cor rosa continua chamando atenção (PM)
Entretanto, essa estação não chamava muita atenção inicialmente quando foi concluída em 1994, visto que ela fica na área montanhosa de Yamagata de Chizu-cho e há menos de 10 pessoas que usam a estação diariamente.
Seu nome passou a ter a palavra koi adicionada por sugestões de residentes na esperança de que mais pessoas venham (o termo “vir” ou “koi” 来いtem o mesmo som da palavra amor) e que aqueles que continuam na cidade anseiem por aqueles que partiram da estação.
Em 9 de junho de 2013, a estação toda foi pintada de rosa como parte do Koi Eki Project o qual designou várias estações de trem como aquelas que tornarão os desejos de romance realidade.
O Koi Eki Project escrito na parede da estação (PM)
Além dos bancos, pilares, latas de lixo, cobertura da estação, muros e cercas na cor rosa, há espaços para as pessoas pendurarem plaquinhas de madeira (ema) em formato de coração após escreverem seus pedidos.
O espacinho todo rosa (PM)
Até mesmo a placa com o nome da estação tem formato de coração e há uma personagem fictícia chamada Miyamoto Erio desenhada na parede da área coberta dos bancos.
A personagem Miyamoto Erio (PM)
Em uma área coberta fora da estação há uma máquina de venda automática (jidohanbaiki) onde você poderá comprar além de bebidas chaveirinhos com o nome da estação e a plaquinha de madeira em formato de coração.
Local com máquina de bebidas e mesinha rosa em formato de coração (PM)
Na maquininha você pode comprar bebidas, mas também as plaquinhas de madeira e chaveirinhos com o nome da estação para levar de lembrança (PM)
A caixa dos correios
Se você deixar uma carta – ou cartão postal – no “Koi Post”, ela receberá uma estampa especial em formato de coração com a marca da data.
As cartas no Koi Post são coletadas somente às segundas-feiras. Não esqueça colar selo nelas.
A graciosa caixa dos correios (PM)
Apesar de estar em um local meio afastado, é bem legal ir até lá só para tirar umas fotos, afinal, não é comum ver uma estação toda pintada de rosa como essa!
Se tiver curiosidade, toque aqui para ver o lugar. No Google Maps a localização aparece um pouco afastada. Na captura de tela abaixo a flecha mostra por onde é possível acessar o local de carro.