
Besouro vermelho encontrado em julho na cidade de Otsu, no distrito de Wani. (Imagem: Kyoto Shimbum)
O besouro lucano “Synhoria maxillosa” é conhecido por causar queimaduras e bolhas nas pessoas em contato com a pele. A espécie, típica em locais quentes de Shikoku, está mudando seu habitat para Quioto e Shiga.
Esse besouro é da família “Meloidae” e tem cerca de 2 a 3 centímetros de comprimento. É característico por seu corpo avermelhado, mandíbulas grandes e chega na fase adulta entre junho e julho.
Seu fluido corporal é venenoso e pode causar bolhas e queimaduras em contato na pele. Como as larvas parasitam abelhas, é muito comum encontrar o besouro em sakura e ninhos de madeiras construídos pelas abelhas.
Artigos relacionados
Segundo Shigehiko Shiyake, curador do Osaka Museum of Natural History, o besouro vivia na Região de Kinki. Contudo, desde 2009, vem sendo encontrado em algumas cidades de Quioto.
Atualmente, seu habitat é nas cidades de Nantan (Quioto) e Omihachiman (Shiga). No dia 8 deste mês, foi encontrado em área residencial na área norte da cidade de Otsu (Shiga) por uma criança de 7 anos.
“Achei que era uma nova espécie de besouro. Fiquei assustado quando soube que tinha veneno”, disse o pequeno Haruki Takagi, que está no segundo ano do shougakko.
“É um animal que chama atenção, então peço para todos, exclusivamente crianças, não tocarem nele”, alerta Shiyake.
Fonte: Kyoto Shimbum







