Juntamente com Shirakawa-go, Gokayama também foi declarada como local de patrimônio mundial da UNESCO. Informações, detalhes e mapa de acesso disponível.
Juntamente com Shirakawa-go (veja a matéria aqui), Gokayama se alinha ao Vale do Shogawa nas montanhas remotas que se estendem de Gifu à Toyama. Declaradas como locais de patrimônio mundial da UNESCO em 1995, as duas vilas são conhecidas por suas tradicionais casas gassho-zukkuri, algumas das quais têm mais de 250 anos.
Publicidade
Gokayama é uma área dentro da cidade de Nanto, na província de Toyama.
Atmosfera nostálgica
Gassho-zukkuri significa “construída como mãos em oração”, visto que os íngremes telhados de palha das casas se assemelham às mãos de monges budistas juntas no momento da oração.
Detalhes das casas chamam atenção
O estilo arquitetônico foi desenvolvido durante muitas gerações e designado a suportar as grandes quantidades de neve que caem na região durante o inverno. Os telhados, feitos sem pregos, oferecem um grande espaço para sótão usado para a criação de bichos-da-seda.
A sobrevivência desse estilo arquitetônico tradicional é atribuído à localização isolada da região nas extensões superiores do Shogawa.
Gokayama é menos desenvolvida e menos movimentada que Shirakawa-go, suas vilas são menores, mais íntimas e com menos intrusão de construções modernas. As vilas mais interessantes de Gokayama são Suganuma e Ainokura.
Suganuma Village
Suganuma, uma das principais atrações de Gokayama, é formada por duas áreas: a Suganuma Village e a Gokayama Gassho no Sato.
Gokayama Gassho no Sato
Agradáveis e fáceis de explorar a pé, as duas áreas são conectadas por um túnel, que também estão ligadas a um estacionamento na encosta com vista para a vila através de um elevador.
Ainokura
Um pouco mais distante no vale, Ainokura é a vila mais remota na região de Gokayama. Muitas de suas gassho-zukkuri permanecem como residências, embora muitas delas terem sido transformadas em restaurantes, museus e minshuku.