Papais noéis azuis agradecem os mares limpando as praias. Essa é uma equipe de Shirahama (divulgação)
Uma ONG-organização não governamental chamada Blue Santa, iniciada em 2016, tem por objetivo realizar uma megafaxina no Dia do Mar. Pessoas vestidas de papais noéis azuis com pinça e saco de lixo nas mãos realizam limpeza nas centenas de praias, com chuva ou sol.
Publicidade
Com essa atitude agradecem pelo esplendor e maravilhas das praias para a conscientização da importância de mantê-las limpas.
A cada ano o número de voluntários aumenta, passando de 1.920 em 2016 para 8.129 no ano anterior. De 49 para 216 praias limpas, o movimento tende a crescer ainda mais.
Segundo dados da Fundação Japão, 80% do lixo encontrado nas praias são provenientes dos deixados pelos visitantes. Apenas 16% são os produzidos pela natureza como folhas secas e galhos.
Dentre os vários tipos de lixo deixados nas areias o maior número é de produtos plásticos e garrafas pet, correspondendo a 66% do volume total. Traduzindo em quantidade representa cerca de 800 toneladas ao ano.
Limpeza em Mie
Cerca de 500 voluntários iniciaram a faxina na praia em Ise, por volta das 9h sob chuva (CBC TV)
Na segunda-feira (15) de manhã, feriado do Dia do Mar, o número de voluntários para a limpeza de Koushirahama, em Ise (Mie), aumentou para mais de 500. “Este ano tivemos a colaboração das pessoas do Blue Santa e surfistas para somarem à nossa iniciativa”, disse um dos organizadores da faxina.
Ninguém se importou com a chuva. Todos recolheram latas, plásticos, galhos de árvores e outros resíduos para deixar a praia limpa a fim de que as pessoas possam desfrutar o verão.
Fontes: Blue Santa e CBC TV