A Praia de Kitaizumi na cidade de Minamisoma (Fukushima) reabriu no sábado (20) após ter sido fechada na sequência do terremoto e tsunami de março de 2011 e subsequente acidente nuclear.
A praia ficou repleta de sorrisos das crianças. Áreas na costa da praia são conhecidas como importantes locais para surfe.
“Fiquei aliviado em ver a praia cheia de pessoas”, disse um residente de 29 anos de Minamisoma, que visitou a praia com sua família.
“Ver o mar me deixa calma, e os sons das ondas me fazem esquecer as coisas negativas”, disse uma mulher de 60 anos que mora em Minamisoma e perdeu um parente no tsunami. “Espero que o número de visitantes se recupere aos níveis pré-desastre”.
A Associação de Surfe Profissional do Japão organizou uma competição da modalidade no dia.
“Para afastar rumores (sobre radiação) tentamos tornar a praia a mais segura no Japão”, disse um residente de 49 anos de Minamisoma, que representou um papel principal em sediar a competição e no trabalho de tomar medidas de segurança para a praia.
“Esperamos realizar uma competição internacional aqui no futuro”, disse ele.
Um evento de volêi de praia também foi realizado em Kitaizumi no dia.
As preparações para a reinauguração da praia incluíram a construção de um quebra-mar e um parque.
Uma pesquisa realizada em maio pelo governo provincial de Fukushima confirmou que as taxas de dose de radiação no ar e a qualidade da água na praia eram as mesmas dos níveis pré-desastre.
Fonte: Yomiuri