A previsão era do ciclone tropical se transformar em tufão número 6, o Nari, na manhã de quinta-feira (25). Como não alcançou a velocidade do vento no centro de 17m/s, ainda não pode ser considerado tufão segundo a Agência de Meteorologia do Japão-AMJ.
Às 12h40 uma grande massa está se movendo sobre o Oceano Pacífico, a 480Km da Ilha Chichi, com pressão atmosférica de 1.008hPa, a uma velocidade de 20Km/h.
Segundo a AMJ pode ser que até a manhã de sexta-feira (26) se transforme em tufão. Independente disso esse sistema de tempestade deverá se aproximar da costa das regiões Tokai e Kanto no final de semana. Isso significa chuva, ventos fortes e raios. Por isso, essas duas regiões ainda não saíram do período das monções. A previsão é de 100 a 200mm/24h de precipitação em Tokai e de 100 a 150mm/24h em Kanto Koshin, nos dias 27 e 28.
Chugoku livre da estação chuvosa
A AMJ informou na manhã de quinta-feira que a região Chugoku – Tottori, Shimane, Okayama, Hiroshima e Yamaguchi – saiu do período das chuvas. Foi com atraso de 16 dias em relação ao ano anterior e 4 dias comparados à média anual.
Sob influência da área de pressão atmosférica elevada e da frente de ar úmido as províncias de Fukui e Nara estão com temperaturas elevadas, do pico de verão, chegando a 35ºC.
Fontes: JMA, JNN e Weather Map