A Agência de Meteorologia do Japão informou que a temporada de chuvas encerrou em Tóquio e em outras partes da região Kanto-Koshin. Segundo a agência, os termômetros chegaram a 35ºC em muitas cidades na segunda-feira (29).
Um sistema de alta pressão circulou por amplas áreas entre o norte de oeste do arquipélago.
Às 16h, Ibigawa (Gifu), central do Japão, marcou a temperatura mais alta, 37,2ºC, seguida por Kamaishi (Iwate), no norte, com 37ºC. Toyooka (Hyogo) e Quioto (província homônima), ambas no oeste, marcaram 36,6ºC e 36,5ºC respectivamente, enquanto a central de Tóquio marcou uma alta de 33,7°C. Essas temperaturas são as mais altas para esse ano.
Autoridades meteorológicas alertam que uma onda de calor deve prevalecer nos próximos sete dias e pede à população que tome precauções contra hipertermia, como tomar líquido frequentemente e usar o aparelho de ar-condicionado.
Enquanto isso, as altas temperaturas e ar úmido estão desestabilizando as condições atmosféricas sobre amplas áreas e causando aguaceiros esporádicos.
Autoridades estão alertando contra deslizamentos, inundações em áreas baixas, assim como mudanças repentinas no clima, resultando em queda de raios e rajadas de vento.
Fonte: NHK