Os projéteis não representam qualquer ameaça aos EUA ou a quaisquer aliados, e caíram no mar”, enfatizaram os EUA.
Coreia do Norte volta a lançar projéteis nesta quarta-feira, 31 de julho (NHK)
Nesta quarta-feira (31), a Coreia do Norte voltou a lançar outra série de projéteis, confirmaram os governos sul-coreano e americano.
Publicidade
“A Coreia do Norte lançou vário projéteis na manhã desta quarta-feira da Península de Hodo, na província de Hamgyong do Sul”, disse o chefe do Estado- Maior do exército da coreia do Sul ao CNN, enfatizando que estava em alerta para futuros lançamentos.
“Nossa força militar está rastreando e observando o movimento relacionado em preparação para lançamentos adicionais, e está mantendo postura de prontidão”.
Um oficial dos EUA disse ao CNN que o lançamento foi avaliado como sendo dois mísseis de curto alcance. “Os mísseis não representam qualquer ameaça aos EUA ou a quaisquer aliados, e caíram no mar”, enfatizou o oficial.
O ministério da defesa japonês disse que os projéteis caíram no mar antes de chegar à zona econômica exclusiva do Japão e águas territoriais.
Esse é o terceiro lançamento da Coreia do Norte em muitos meses. Em maio, o lançamento de um míssil de curto alcance pareceu sinalizar a frustração do líder norte-coreano por causa do impasse nas conversas com os EUA.
E em 25 de julho, a Coreia do Norte disparou dois mísseis balísticos de curto alcance em direção ao Mar do Japão (ou East Sea, Mar do Leste).
De acordo com a mídia estatal norte-coreana KCNA, os lançamentos duplos de 25 de julho tinham a intenção de enviar um alerta à Coreia do Sul e haviam sido “organizados pessoalmente” pelo líder norte-coreano Kim Jong-un.
Fonte: CNN, Mainichi