O maior ser vertebrado dos oceanos estava em maus lençóis com uma corda bem espessa prendendo seu corpo. Foi visto nas águas de Iriomote, em Taketomi-cho, ilha próxima de Ishigaki (Okinawa), por volta das 11 horas de segunda-feira (29).
Em cooperação, vários mergulhadores se empenharam para cortar a corda com um serrote e as imagens foram registradas em vídeo.
De acordo com o mergulhador Moriyaki Yarabu, de 36 anos, residente na cidade de Ishigaki, viu o tubarão-baleia a uma profundidade de 25 metros, envolto com uma corda parecida com a usada em navios. Ela estava incomodando o vertebrado.
Um outro mergulhou com serrote para tentar livrá-lo, mas o tempo expirou e teve que retornar à superfície, sem conseguir. Depois o próprio Yarabu mergulhou e em cerca de 10 minutos conseguiu serrar a corda.
Segundo o mergulhador a corda tem cerca de 10cm de espessura. “Foi bom ter conseguido salvá-lo”, exclamou. Contou que sentiu que o tubarão-baleia seguiu nadando livre como se tivesse gostado de ser liberto.
O vídeo foi publicado no canal do YouTube e uma pessoa agradeceu pelo feito. Uma outra disse que precisava ter colocado um título em inglês para que as pessoas de outros países tomem conhecimento da atitude.
Só para ter uma ideia esse ser marinho chega a 12 metros de comprimento e pode pesar até 21 toneladas. Apesar do tamanho e do nome não oferece risco ao ser humano.
Assista como o mergulhador conseguiu o feito.
Fontes: YouTube e Okinawa Times