O primeiro domingo (4) de agosto, com calor intenso, foi marcado por acidentes nas águas e nas montanhas.
Segundo a agência de notícias Kyodo foram 7 mortes, 3 pessoas desaparecidas e 38 feridos no total.
Por volta das 14h o helicóptero da prevenção de desastres da província de Ibaraki descobriu uma pessoa boiando e fez o resgate, nas águas da praia Takihama, em Hokota.
Foi transportado para o hospital, onde sua morte foi confirmada. Foi identificado como Alberto Hiroaki Kumasaka, 58 anos, brasileiro, trabalhador haken shain, de Oyama (Tochigi). Segundo a polícia, provavelmente foi levado pelas ondas e teria se afogado.
Shizuoka: 2 indonésios mortos
Os bombeiros receberam uma chamada por volta das 14h20 para socorrer 2 homens no Rio Warashina, em Shizuoka (província homônima). Dois indonésios, de 20 e 21 anos, foram encontrados mortos por afogamento, sendo um da cidade e outro de Shimada.
Eles participavam de um churrasco, de um grupo de cerca de 10 pessoas. Segundo depoimentos teriam pulado de uma rocha e não voltaram. Foram encontrados a 3 metros de profundidade.
Por volta de meio-dia um assalariado japonês, de 47 anos, de Fukuchiyama (Quioto), estava fazendo snorkeling e foi encontrado afogado, na costa de Sezaki, na cidade de Maizuru (Quioto).
Por volta das 16h25 ocorreu um acidente com moto aquática em Kosai (Shizuoka). O piloto foi resgatado mas sua morte foi confirmada no hospital.
Fontes: Mainichi, Sankei, Shizuoka Shimbun e Saga Shimbun