A NASA está de olho no asteroide 2006 QQ23, já que ele deve passar próximo à Terra em 10 de agosto.
Publicidade
A rocha massiva, cuja estimativa de diâmetro é de 570m e maior do que o arranha-céu do Empire State de Nova Iorque, foi classificada como um “objeto próximo da Terra” (NEO).
O asteroide fará sua maior aproximação da Terra a uma distância de 7,32 milhões de quilômetros em algum momento depois das 3h.
O asteroide foi descoberto há mais de uma década, em 2006. A agência espacial americana disse que não há perigo do asteroide atingir nosso planeta.
Mesmo que o asteroide não seja tão grande quanto outros no espaço afora, ele é grande o suficiente para criar devastação disseminada se atingisse a Terra. Um impacto no solo poderia apagar uma cidade inteira enquanto uma queda no oceano poderia causar tsunamis que impactariam áreas mais baixas. Em cenário similar, o asteroide mudaria o clima por muitos anos.
A NASA estima que ela já tenha descoberto mais de 90 por cento de objetos próximos da Terra que medem 1Km ou mais – o que causaria efeitos catastróficos globais no caso de uma colisão. Entretanto, rochas espaciais menores são bem mais difíceis de detectar. A agência espacial vem trabalhando para localizar NEOs na variação de 140m, com a meta de identificar pelo menos 90 por cento desses objetos.
De acordo com Paul Choda, diretor do Centro para Estudos de Objetos Próximos da Terra (CNEOS), há poucos asteroides identificados pela NASA que têm chance de atingir a Terra, um dos quais, o Bennu, é assunto de monitoramento frequente pela agência.
O Bennu é tão grande quanto cinco campos de futebol e pesa cerca de 79 bilhões de quilos, que é 1.664 vezes mais pesado que o Titanic. Ele tem 1 chance em 2.700 de atingir a Terra entre 2175 e 2199.
O Higashi-Hennanzaki fica na remota ilha de Miyako, em Okinawa
Este lugar espetacular, o Cabo Henna Leste (Higashi-Hennanzaki), está localizado no extremo sul de Miyako, ilha pertencente à Okinawa, rodeado por um espetacular mar azul cobalto (mais informações e fotos no final da matéria).
Publicidade
Designado nacionalmente como um dos 100 Locais de Beleza Cênica no Japão, ele tem 2km de extensão e de 140 a 200m de largura.
Na ponta final do cabo há um farol que proporciona uma paisagem panorâmica do oceano, um local muito popular para ver o pôr do sol. O farol foi erguido em 1967 após inúmero acidentes envolvendo embarcações terem ocorrido próximo à costa de Higashi-Hennanzaki.
O farol Hennansaki está situado na ponta do cabo, a 24.5m do solo e 43m acima do nível do mar. O farol está aberto aos visitantes e a entrada custa apenas 150 ienes, muito barato para apreciar a paisagem em 360 graus desse lugar maravilhoso.
É uma boa subida espiral de escada até o alto do farol que há até sinalizações indicando quantos degraus faltam! Prepare as pernas!
Dependendo das condições climáticas a ventania é muito forte na área, inclusive no dia em que a equipe esteve no local. Portanto, se for subir no farol em um dia como esse tome bastante cuidado com câmeras e smartphones que podem, simplesmente, sair voando.
A plataforma no alto do farol
Do alto do farol:
Dá um pouco de medo olhar para baixo, mas a vista é incrível
O ângulo mais fotografado do Higashi- Hennanzaki, a partir da plataforma superior do farol é o da imagem abaixo. O tempo não estava muito bom, mas mesmo assim a beleza e a geografia do local encantam qualquer um!
Dentro do farol, no piso inferior, há vários objetos em exibição que são usados na manutenção do farol, além de painéis descrevendo um pouco sobre a história do Hennanzaki:
Itens em exibição
Há uma trilha, do estacionamento até o farol, e os visitantes podem desfrutar da beleza de flores sazonais durante o caminho. Lírios brancos (Teppo yuri) na primavera e gaillardias (Tenningiku) amarelas ou laranjas no verão florescem belamente em todos os locais.
A equipe esteve no local em janeiro, no inverno, e ainda não havia flores
Áreas para descanso com uma vista incrível:
A entrada do local:
Por ser um local afastado, há somente alguns food-trucks vendendo comidas e bebidas e, como em qualquer local de Miyako, pelo fato da ilha ser pequena, a melhor maneira de se locomover até os locais turísticos é alugando um carro.
Há vários locais bonitos em Miyakojima, como a Ponte Irabu, o Tori-ike e a Praia de Sunayama, mas também recomendamos ver a beleza de Higashi-Hennanzaki!
Higashi-Hennanzaki (東平安名崎)
Local: Miyakojima, Okinawa
Estacionamento gratuito
O farol está aberto aos visitantes das 9h às 16h30 / Entrada: 150 ienes
Há banheiros no local
Acesso: Há duas empresas aéreas, a JAL e a ANA, que disponibilizam voos para Miyakojima a partir da ilha principal do Japão, mas a maioria deles fazem uma parada em Okinawa antes de seguir com destino ao Aeroporto de Miyako, por isso a viagem pode ser um pouco longa devido ao tempo de espera. Há também o Aeroporto de Shimojima, mas a frequência de voos é bem menor.
Se embarcar em um voo a partir da ilha principal de Okinawa (opção escolhida pela equipe porque já estávamos lá) leva-se em torno de 50 minutos até o Aeroporto de Miyako.
É possível comprar as passagens através do site da JAL e da ANA (em inglês) e fazer o pagamento nas lojas de conveniência.