De acordo com o Observatório Astronômico Nacional do Japão a espetacular chuva de meteoros das Perseidas tem seu pico às 16h de terça-feira (13). Como é de dia, é claro que não será possível ver nada.
Mas tarde da noite de segunda para terça-feira, se a quase lua cheia não ofuscar, vai ser um evento astronômico magnífico e, o melhor, gratuito. Se está de férias e não precisa dormir cedo, pode ser uma grande oportunidade.
Nas áreas sem nuvens, no céu antes do amanhecer, até por volta das 4h, se tiver sorte poderá ver cerca de 30 meteoros por hora.
As dicas para a observação a olho nu são escolher um local com pouca ou sem iluminação urbana e aguardar pelo menos 15 minutos para os olhos se acostumarem ao céu noturno.
É dito que ponto radiante das Perseidas é no nordeste, caso esteja no Japão. Mas se quer somente ver as estrelas cadentes e fazer seu pedido a direção é irrelevante.
Enquanto a lua brilha no céu procure olhar para o lado oposto, mais escuro. Por volta de antes das 4 horas, de qualquer ponto no céu será possível vê-las. E parece que o tempo ajuda, pois o arquipélago poderá até ter nuvens mas, em geral, não há previsão de chuva.
A chuva de meteoros Perseidas é famosa por ser uma das 3 maiores, junto com a de Aquário e a de Gêmeos.
Fontes: Tenki, Chunichi e Rocket News