A empresa japonesa realizou uma pesquisa entre os visitantes de um site relacionado à carreira, com 20 milhões de visitantes por ano. Através dela elaborou o ranking das consideradas melhores para os assalariados, funcionários regulares das empresas nas 47 províncias do arquipélago.
Desta vez foram avaliados 6 parâmetros importantes para o funcionário efetivo da empresa: carga horária, motivação para trabalhar, estresse, férias, salário e nível de transparência, pontuando até 5.
As 5 melhores e os motivos
O 5.º lugar ficou para Tokushima, uma das 4 da região de Shikoku. Pela influência da Seiko/Epson, Nagano entrou em 4.º lugar. Uma mais do sul, Miyazaki se destacou em 3.º lugar por não ter que ir trabalhar no feriado.
Apesar de ser famosa pelo baixo salário Okinawa ficou em 2.º lugar, pela qualidade de vida, sem a obrigatoriedade de horas extras e trabalho no feriado.
A top não foi Tóquio mas sim Aichi, por forte influência da gigantesca Toyota. Os salários são mais altos, há horas extras, mas permite que o trabalhador gaste com mais liberdade.
Pontuação das 47 províncias
Aliás, Tóquio ficou em 7.º lugar, ao lado de Osaka, as duas maiores capitais do país.
Vendo as províncias com maior concentração de brasileiros, Kanagawa e Toyama em 9.º, Fukui em 13.º, Ibaraki, Saitama e Chiba em 20.º, Shiga em 25.º, Hiroshima em 28.º, Mie em 32.º, Shizuoka em 34.º e Gunma em 37.º.
Veja abaixo a tabela completa, em japonês.
Fonte: PR Times