Até as 11h de sexta-feira (23) os índices pluviométricos acumulados desde 19 são altos em Hokuriku. Em Itoigawa chegou a 247mm, enquanto em Nagaoka, 236mm, ambas em Niigata. Nas demais províncias há muitas cidades que ultrapassaram 200mm.
A extensa nuvem de chuva se deslocou para baixo, cobrindo de Kyushu a Tokai, sobre as províncias banhadas pelo Oceano Pacífico. Na região Tokai há locais onde o rio transbordou e as chuvas torrenciais alagaram ruas. Por isso, no período da manhã a linha Chuo da JR fez operação controlada. Além da água que cai como cachoeira ainda há raios.
Toda a costa do Pacífico deverá ter chuva torrencial a noite, o que requer atenção para os riscos de deslizamento pois o solo já está instável. Cuidado também com os raios. Em Tokai a previsão é da pluviosidade chegar a 50mm/h, o que significa chuva intensa.
Tufão n.º 11
Enquanto a ilha principal sofre com a chuva pesada, as ilhas do extremo de Okinawa se preparam para a passagem do grande tufão Bailu, o 11.º do ano, no sábado (24).
Como há previsão de atingir Taiwan em cheio o país já emitiu alerta para a população mesmo que ele se transforme em ciclone tropical.
Fontes: Tenki e Tokai TV