A chuva pesada e histórica que deságua sem parar desde terça-feira (27) pode causar desastres, como já ocorreram transbordamentos de rios em 3 províncias da região de Kyushu, na quarta-feira (28).
Na noite de terça-feira 3 veículos foram levados pela correnteza do alagamento, caindo em um canal agrícola, na cidade de Takeo (Saga). Três pessoas, de ambos os sexos, foram resgatadas. Entre elas, um homem na faixa de 50 anos morreu no hospital.
Em Yame (Fukuoka) um carro ficou imobilizado na via pública alagada, por volta das 8h de quarta-feira. O socorro foi acionado por uma pessoa que viu o motorista sair do carro e, em seguida, não foi mais visto. Cerca de 2 horas mais tarde foi encontrado sem os sinais vitais dentro do rio.
Por volta das 9h30 um carro kei foi levado pelas águas, indo parar no canal da cidade de Saga (província homônima). A polícia informou que resgatou a motorista, mas está sem os sinais vitais.
A situação nas províncias de Saga, Fukuoka e Nagasaki é grave. Bombeiros de várias cidades têm recebido pedidos de socorro por pessoas ilhadas e com problemas por causa da chuva intermitente.
O acumulado desde o dia anterior na cidade de Saga é de 452mm enquanto em Karatsu, ambas em Saga, é de 406mm.
Em muitas cidades das 3 províncias o índice pluviométrico ultrapassou 200mm, considerado diretriz para a ocorrência de desastres. Tanto que já ocorrem alagamentos e inundações. Em Fukuoka e Saga há notícias de deslizamentos em várias cidades.
Fontes: JNN e NHK