A Agência de Meteorologia do Japão informou que o tufão Faxai, o 15º da temporada, deve tocar o solo na região Kanto, que inclui Tóquio, ou na província de Shizuoka, até o meio-dia de segunda-feira (9).
Ao meio-dia deste domingo (8), ele estava sobre águas a 130Km ao sul de Hachijo nas ilhas de Izu, se deslocando a noroeste a uma velocidade de 30Km/h.
O tufão tem pressão atmosférica de 960 hectopascais em seu centro e carrega ventos de até 144Km/h, com rajadas de até 216Km/h.
Ventos de mais de 90Km/h devem soprar dentro de um raio de 90Km a partir de seu centro.
O Faxai deve se mover para o norte perto das Ilhas de Izu se aproximando da região Kanto e da província de Shizuoka na noite deste domingo até o meio-dia de segunda-feira.
A AMJ alerta que o vento e a chuva vão se intensificar rapidamente à medida que o tufão se aproxima da costa.
Ventos ferozes devem atingir as Ilhas de Izu, a região Kanto e a província de Shizuoka, além da região Tohoku.
A velocidade máxima de ventos sustentados até a segunda-feira deve chegar a 144Km/h na região Kanto, província de Shizuoka e Ilhas de Izu, e 108Km/h na região Tohoku.
O mar deve ficar feroz com as ondas chegando a 10 metros de altura perto das Ilhas de Izu, 9 metros na região Kanto e província de Shizuoka, e 7 metros na região Tohoku.
Chuva torrencial localizada de mais de 80 milímetros por hora deve cair até a manhã de segunda-feira.
Ao longo das 24 horas até o meio-dia de amanhã, chuva de até 300mm deve cair em algumas áreas das regiões Kanto e Koshin e província de Shizuoka, e 200mm nas Ilhas de Izu.
A AMJ faz um alerta às pessoas que moram em áreas por onde o Faxai deve passar sobre forte ventania, chuva pesada e ondas altas e que fiquem preparadas para evacuação, se necessária, antes do tufão chegar.
A Central Japan Railway disse que reduzirá os serviços de trem-bala entre Tóquio e Shin-Osaka a partir da noite deste domingo.
Fonte: NHK, Mainichi