O tufão se desloca para Tohoku (NHK)
O compacto porém forte tufão Faxai, o 15.º do ano, depois de ter passado sobre Shizuoka na noite anterior, na manhã de segunda-feira (9) sobre Kanto, provocou rajadas de vento históricas. Na cidade de Chiba (província homônima) foi constatada velocidade máxima de 57,5m/s ou 205Km/h.
Publicidade
O Faxai se move mantendo sua potência, com pressão atmosférica central de 960hPa, velocidade máxima do vento no centro de 40m/s e circundante de 60m/s.
Os índices pluviométricos acumulados são de 441mm em Izu (Shizuoka) e 243mm em Hakone (Kanagawa).
De acordo com a Agência de Meteorologia do Japão-AMJ, o forte tufão n.º 15 esteve passou sobre a cidade de Chiba antes das 5h da manhã, depois pela província de Ibaraki e está avançando em sentido Tohoku.
Mesmo passado o pico o tufão continua provocando tempestade e chuva, o que aumenta o risco de desastres. Por isso, a recomendação é de cuidado e seguir as instruções das autoridades locais.
Apagão em 900 mil locais
Às 7h de segunda-feira a Tepco informou que houve corte de energia elétrica em aproximadamente 621.700 unidades em Chiba, 147 mil em Kanagawa, 82.700 em Ibaraki, 41.600 em Shizuoka e 19.000 em Tóquio, totalizando cerca de 900 mil pontos.
Forte calor em outras regiões
Após a passagem do tufão o sol volta a brilhar em Kanto. Mas em contrapartida o vento quente faz a temperatura subir.
Por causa disso a previsão é de calor intenso em Nagoia (Aichi), chegando à máxima de 37ºC, 35ºC em Osaka e em Tóquio 36ºC.
Fontes: NHK, AMJ, Weather News, Tenki e Asahi