Coloque junto os melhores painéis solares que o dinheiro pode comprar, baterias suficientes e décadas de conhecimento em fabricação de carros e, teoricamente, um veículo pode funcionar para sempre.
Essa é a motivação audaciosa por trás de um projeto da Toyota Motor, Sharp e da Organização de Desenvolvimento de Nova Energia e Tecnologia Industrial (NEDO, na sigla em inglês), para testar um Prius que poderia revolucionar o transporte.
“A vantagem do carro solar é que – enquanto ele não possa viajar a longo alcance – é realmente independente de instalações de abastecimento”, disse Koji Makino, gerente de projetos na Toyota.
Mesmo se carros completamente elétricos superarem veículos movidos a produtos do petróleo em vendas, eles ainda precisam ser conectados, o que significa a construção de uma rede de estações de abastecimento em todo o globo.
O sol, por outro lado, brilha todos os dias sem custo, e quando tal energia é pareada com capacidade de bateria suficiente para impulsionar automóveis à noite, carros movidos à energia solar poderiam ultrapassar todas as tecnologias de nova energia sendo desenvolvidas, de híbridos plug-in a veículos movidos a hidrogênio, em uma única leva.
Entretanto, ainda há muito trabalho para chegar a essa eficiência.
“Essa não é uma tecnologia que vamos ver amplamente usada nas próximas décadas”, disse Takeshi Miyao, analista de automóveis na consultoria Carnomrama. “Vai levar muito tempo”.
Não é por falta de tentativa. A Toyota e a Hyundai já introduziram modelos comerciais com painéis solares no teto, mas eles não tiveram força suficiente e mal podiam fornecer energia ao sistema de som.
Um híbrido plug-in Prius que é vendido por mais de ¥3 milhões oferece painéis solares como opção, mas eles só podem carregar a bateria quando estacionados. A quantidade máxima de energia para dirigir dura cerca de 6Km, disse Mitsuhiro Yamazaki, diretor da divisão de sistemas de energia solar da NEDO.
A Toyota vem testando um novo Prius movido a energia solar desde julho, embora reconheça que carros rodando direto sem se conectar a uma mangueira ou plug estão distantes. Mesmo assim, a empresa disse que a pesquisa vai dar frutos de outras maneiras.
De fato houve alguns avanços, principalmente devido aos progressos da Sharp. O protótipo de painel solar converte a luz do sol a um nível de eficiência de mais de 34%, comparado a 20% dos atuais painéis no mercado.
A aposta da Toyota é uma das muitas que a montadora número 1 do Japão está colocando no futuro dos transportes. Com a Volkswagen AG e outras titãs enfrentando futuros incertos enquanto novas tecnologias e modelos de negócios oscilam na indústria global de $2.23 trilhões (¥240.8 trilhões), elas estão investindo bilhões de dólares em carros movidos por eletricidade e hidrogênio para manter o ritmo.
A NEDO começou o atual projeto em 2016 com a meta de atingir uma produção de 1 kilowatt em veículos ao usar módulos de bateria solar com uma eficiência de conversão de mais de 30%.
A Sharp, uma das maiores fabricantes de painéis solares, está desenvolvendo tecnologias de célula solar com os fundos da NEDO, enquanto a Toyota é responsável por desenvolver o sistema para converter energia em poder de condução.
https://www.youtube.com/watch?v=jHu98XljT9A
Fonte: Japan Times