Parece cena após terremoto mas a destruição foi por causa do tornado, em Miyazaki (ANN)
O grande tufão Tapah que se aproximou de Okinawa no sábado (21), depois de Kyushu e e seguida se transformou em ciclone extratropical causou inúmeros danos.
Publicidade
Segundo levantamento da NHK foram 56, enquanto o da ANN foram 57 pessoas feridas em Okinawa e Kyushu, até a noite de segunda-feira (24).
Os maiores números foram em Okinawa, com 19, seguida de Fukuoka, com 10 vítimas. A maioria foi por queda por causa das rajadas de vento.
Tornado em Miyazaki
Na segunda-feira foi possível verificar os prejuízos causados pelo tornado (ANN)
A Agência de Meteorologia do Japão confirmou na segunda-feira que os danos causados em Nobeoka (Miyazaki), no domingo, foram por um tornado, influência do tufão.
Calcula-se que a velocidade do vento foi de 50m/s ou 180Km/h. Câmeras de segurança captaram imagens de rompimento de cabos elétricos por onde passou, com grandes faíscas.
No raio de 8Km foram pelo menos 483 edificações danificadas pelo tornado em Nobeoka, podendo aumentar.
Chiba é atingida novamente
Rajadas de vento em Chiba levaram as lonas plásticas que cobriam provisoriamente os telhados, após o tufão 15 (ANN)
A província de Chiba danificada pela passagem do tufão número 15 foi novamente assolada pelas rajadas de vento, por influência do Tapah.
As lonas plásticas azuis que cobriam os telhados danificados voaram e novos danos foram constatados, inclusive de cortes de energia elétrica novamente.
Foram constatadas rajadas de vento que chegaram a 24m/s ou 86Km/s. A Tepco-Tokyo Electric Power Company teve que se apressar para o reparo dos locais atingidos.
Na manhã de terça-feira (24) o número de pontos sem energia elétrica em Chiba, com atualização às 9h, é de 2.300. Portanto, a recuperação do apagão em larga escala está quase concluída.
Apagão em 2.300 pontos, às 9h09 de terça-feira (Tepco)
Fontes: ANN, Tepco e NHK