Um museu provincial dedicado a contar a história do devastador Terremoto do Leste do Japão e o desastre do tsunami abriu recentemente na cidade de Rikuzentakata (Iwate).
O Iwate Tsunami Memorial Museum, que abriu suas portas formalmente em 22 de setembro, relata o impacto de tsunamis e desastres passados não somente em Iwate, mas em toda a região Sanriku que inclui as províncias mais atingidas pelos desastres, Miyagi e Fukushima.
O museu é o primeiro do tipo a ser aberto por uma das três províncias.
Dentre os itens em exibição estão fragmentos de uma ponte e um veículo de combate a incêndios que foram destruídos por tsunamis após o terremoto de magnitude 9 em 11 de março de 2011.
Cerca de 150 itens que incluem painéis mostrando registros de operações de evacuação e de resgate são exibidos no museu em Rikuzentakata, que vivenciou danos severos e perdas de vidas nos tsunamis.
O trabalho na instalação foi acelerado para garantir que ela abrisse antes de uma partida da Copa do Mundo de Rugby em 25 de setembro na cidade vizinha de Kamaishi. A entrada no museu – cuja construção custou aos governos provinciais e nacionais um combinado de 800 milhões de ienes – é gratuita, na esperança de que pessoas visitando a região atingida pelo tsunami não hesitem em conhecê-lo.
Keiko Murakami, residente da cidade de Ichinoseki e que perdeu parentes em Rikuzentakata, tinha lágrimas em seus olhos enquanto assistia no museu a um vídeo dos tsunamis.
“O sentimento de perda continua no meu coração, mas eu vim aqui para aprender dignamente sobre o que aconteceu no dia que o tsunami ocorreu. Quero dizer à próxima geração que não devemos pensar que nenhum tsunami virá”, disse ela.
Caso queira visitar esse museu toque aqui para verificar mais informações sobre horário, localização e outros detalhes (em japonês).
Fonte: Mainichi