A sombra exata do molho de soja varia dependendo da fabricante e da receita, mas você sempre pode esperar que o tempero mais importante do Japão seja marrom escuro, e às vezes quase preto.
Essa aparência de tinta é o que permite a designers de louças inteligentes criarem pratos com molho de soja com contornos que o usam como uma pintura sobre uma tela, produzindo imagens de faces familiares que vão de kabuki a Star Wars.
Entretanto, há um novo tipo de molho de soja sendo oferecido no Japão que é ao contrário do que estamos acostumados porque ele é vermelho vivo.
Em garrafas slim de vidro, esse molho atrativo é de fato feito de soja, e a empresa por trás de sua criação, a Shinsei, promete um sabor específico de caldo de bonito (tipo de peixe). E há um extra na lista de ingrediente, o tomate.
Especificamente, o molho de soja é feito com a adição de um purê de tomates Hatibee, cultivados no distrito de Yatsuhiro, na província de Kumamoto, a principal produtora do fruto no Japão.
Além de dar ao molho sua cor exclusiva (o molho de soja vermelho não contém corantes artificiais) o purê de tomate também acrescenta uma acidez refrescante ao sabor salgado do molho de soja original, diz a Shinsei.
Além dos pratos tradicionais japoneses como sushi ou tamagokake gohan (ovo cru sobre arroz branco), a Shinsei também recomenda seu molho de soja vermelho como tempero sobre queijo fatiado.
Certamente o molho vermelho também pode ser usado para qualquer outra receita que pede o pede.
Como uma inovação, o Harabee Tomato Red Soy Sauce ainda não está sendo vendido em supermercados.
Entretanto, ele está sendo oferecido através de uma campanha de crowfunding no site Makuake (toque aqui para abrir, em japonês). O preço para um set com duas garrafinhas custa 3.500 ienes.
Fonte: Sora News