Já se perguntou quanto vai refletir no seu orçamento doméstico o aumento do imposto de 8 para 10%?
Dependendo do tamanho da família e das despesas mensais, se o cálculo for feito para um ano pode ser que uma parte do que iria para a poupança seja levado pela nova tarifa imposto a partir de 1.º de outubro.
Uma pesquisa realizada pela página web Cookpad em agosto deste ano, cuja maioria que respondeu foi do sexo feminino, apontou que os consumidores têm a intenção de frear o consumo por conta do aumento.
Segundo os resultados apenas 21% pensa que de 8 para 10% não vai afetar seu bolso. Ou seja, de cada 3 pessoas 2 disseram que vão ter que controlar o consumo.
Foi observada uma forte tendência de economizar nas saídas para comer fora, aumentando a tarefa de cozinhar mais em casa. Em segundo lugar procurar economizar mais no consumo de água, luz e gás. Depois vem outros itens como lazer e coisas para casa.
Mas, e quanto pode ser o aumento dos gastos mensais de uma família a partir de 1.º de outubro?
Segundo um especialista entrevistado pela emissora ANN, os cálculos mostram que pode ser de 3.420 ienes em média por mês. Se calculado por ano lá se vão 41.040 ienes que poderiam ir para a poupança. O que parece pouco no mês pode ser muito em 12 meses.
Fontes: Cookpad e ANN