O grupo de pesquisas da Universidade de Medicina e Odontologia de Tóquio liderado pelo professor Takanori Takebe anunciou que conseguiram, pela primeira vez na história, criar fígados, pâncreas e diversos outros órgãos humanos a partir de células-tronco. O estudo foi publicado na revista britânica “Nature”.
Primeiro, o grupo criou uma cultura de células-tronco que se desenvolveram até um estágio anterior de se tornarem órgãos digestivos, como estômagos e intestinos. Depois, os cientistas juntaram as células que se desenvolveram nas partes superiores e inferiores do estômago e do intestino delgado, respectivamente.
Com isso, os pesquisadores conseguiram criar, simultaneamente, fígados e pâncreas, e também o duto biliar, que liga esses órgãos. Além disso, os cientistas confirmaram que esses órgãos cultivados são parcialmente funcionais, visto que, por exemplo, o fígado conseguia transportar fluidos para outros órgãos.
O tamanho desses órgãos criados é muito pequeno, com cerca de 1 centímetro, que é equivalente ao desenvolvimento de um feto de 1 mês. Contudo, esta é a primeira vez que cientistas tiveram êxito em criar simultaneamente diversos órgãos que conseguem influenciar uns aos outros.
O grupo comentou que, se conseguirem cultivar ao mesmo tempo vasos sanguíneos, os órgãos criados poderiam ser utilizados em transplantes no futuro.
“Isto é totalmente diferente do método atual de fazer órgãos separadamente. Ainda temos muitos desafios, mas, dentro de 10 anos, espero que essa pesquisa evolua até o ponto de podermos utilizá-la em transplantes”, disse o professor Takebe.
Fonte: NHK News