De acordo com a Agência de Meteorologia do Japão, o grande e forte tufão Mitag, o 18.º do ano, ganhou ainda mais potência. Às 6h de terça-feira (1.º) tinha pressão central de 965hPa, velocidade máxima do vento no centro de 40m/s e adjacente de 55m/s.
Nas ilhas do extremo sul de Okinawa rajadas fortíssimas de vento foram registradas na noite anterior, com chuva intensa. Em Ishigaki e Taketomi a velocidade máxima chegou a 43m/s, o equivalente a 155Km/h.
Desde 21h45 de segunda-feira 8 ilhas estão sem comunicação. Telefones fixo e celular, bem como a internet, não estão funcionando. A comunicação entre as autoridades está sendo realizada por rádio. Também, sabe-se que ocorreu apagão em pelo menos 2.490 pontos, segundo a NHK.
Por causa desses danos e sem comunicação não há informação sobre a situação das ilhas.
Preocupação com Kyushu
Como o tufão Mitag é grande e forte Kyushu deve ficar em alerta pois a previsão é de que ele se aproxime na quinta-feira (3).
Na tarde do mesmo dia, quando estiver próximo de Matsue (Shimane), deverá perder a potência e se transformar em ciclone tropical.
Cuidado com o calor
Enquanto o tufão de número 18 causa danos no extremo sul de Okinawa, de Tóquio a Kyushu continua o calor de verão, com máxima de 30ºC durante o dia, o que requer cuidado com a hipertermia.
Fontes: AMJ, NHK, NNN, ANN e Tenki