O 18.º tufão, Mitag, deixou de ser grande e forte segundo a Agência de Meteorologia do Japão-AMJ.
Às 12h45 de quarta-feira (2) sua pressão atmosférica central é de 985hPa e a velocidade máxima do vento no centro é de 25m/s. Está fazendo um curso sobre o Mar da China Oriental e por volta da meia-noite deverá se aproximar da Península Coreana, atingindo a Coreia do Sul.
Depois disso, se mantendo com a mesma pressão central, deverá se deslocar para o Mar do Japão. Na manhã do dia 4 deverá se transformar em ciclone extratropical, quando estiver mais próximo do arquipélago japonês.
Chuva intensa e tempestade
Mas isso não significa que Kyushu, Shikoku e Chugoku fiquem livres dele. Por causa da sua influência a previsão é de chuva forte e pontual da madrugada até a manhã de quinta-feira.
Estão previstos índices pluviométricos de até 150mm no norte de Kyushu e Shikoku. No sul da região Kyushu a previsão é de 120mm. A chuva deve prosseguir até a manhã de sexta-feira (4).
Além da chuva ocorrerão elevação das ondas e rajadas de vento de até 30m/s ou 108Km/h.
Depois que se transformar em ciclone extratropical poderá provocar chuvas e tempestade nas províncias do norte do Japão.
No leste das Filipinas um novo ciclone tropical se formou, com 1.010hPa. É preciso ficar atento pois poderá ou não se desenvolver como um novo tufão em breve.
Fontes: AMJ, Hazard Lab, Tenki e Weather News