O ministério dos transportes do Japão emitirá uma segunda ordem de melhoria de negócios contra a Japan Airlines – JAL após uma série de incidentes relacionados ao consumo de bebida alcoólica envolvendo seus pilotos, disseram fontes do órgão na terça-feira (8).
É raro para o Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo advertir uma companhia duas vezes.
A primeira ordem foi emitida em dezembro após um copiloto da JAL ter sido acusado na Inglaterra, em novembro, de estar com nível de álcool 10 vezes acima do limite permitido no país antes de um voo entre Londres e Tóquio no mês anterior.
O incidente causou atraso no voo e desde então o piloto foi demitido.
“Continuaremos a supervisionar de forma rigorosa (a companhia aérea) para garantir que condições de voo seguras são mantidas”, disse o ministro dos transportes Kazuyoshi Akaba aos repórteres.
A JAL havia endurecido sua política em relação ao consumo de bebidas alcoólicas ao usar equipamento mais preciso em seus testes de bafômetro, e exames acompanhados por supervisores externos.
Entretanto, problemas continuaram, com álcool detectado no organismo de um piloto em um voo de Xangai a Tóquio em abril e incidentes similares envolvendo tripulação em viagens domésticas relatados nos meses seguintes.
Outras quatro companhias aéreas foram advertidas pelo ministério, em dezembro passado, em relação a questões envolvendo consumo excessivo de álcool por seus pilotos.
Fonte: Mainichi