Haew Narok (banco de imagens PM)
O número de elefantes mortos que morreram após caírem em uma cachoeira na Tailândia aumentou para onze.
Publicidade
Acredita-se que os animais podem ter tentado salvar um filhote de elefante que escorregou da borda.
Inicialmente, autoridades locais no Parque Nacional Khao Yai na central da Tailândia avistaram somente seis elefantes mortos ao longo do fim de semana.
Os outros cinco foram avistados por um drone perto da notável cachoeira conhecida como Haew Narok (Queda do Inferno).
Alguns observadores acreditam que a manada caiu enquanto tentava ajudar um filhote de elefante (BBC)
Dentre os elefantes mortos estava um filhote de 3 anos, disseram funcionários do parque no fim de semana, de acordo com a agência de notícias Reuters.
“Entendemos que os elefantes estavam tentando atravessar para outro lado do rio”, disse o oficial local Badin Chansrikam à agência.
“Provavelmente, um dos elefantes menores pode ter escorregado e os adultos estavam tentando resgatá-lo, mas ao invés disso, foram arrastados pela força das águas”.
De acordo com a mídia local no entanto, a razão para os animais terem caído na forte correnteza não é conhecida.
Quando os primeiros seis animais mortos foram descobertos no fim de semana, dois elefantes sobreviventes foram vistos tentando sair da área de rochas.
Guardas florestais desceram comida com vitaminas para os animais presos, a fim de ajudá-los a reganhar força e subir de volta para a floresta.
Autoridades tailandesas compartilharam uma imagem de um elefante sobrevivente tentando reanimar seu companheiro (Parque Nacional Khao Yai)
Contudo especialistas alertam que a sobrevivência a longo prazo pode ser difícil, já que os elefantes dependem de grandes manadas para proteção e encontrar comida.
O incidente também pode assumir uma carga emocional. Os elefantes são conhecidos por exibir sinais de angústia.
Há cerca de 300 elefantes selvagens no parque, que é lar para vários outros animais incluindo ursos e gibãos, e é um destino popular para os turistas.
Funcionários do parque nacional estão tentando recuperar os corpos dos elefantes do rio e há temores de que as carcaças possam contaminar a água.
De acordo com o Bangkok Post, o novo número de mortes se transforma em uma das maiores perdas na população de elefantes da Tailândia na memória recente.
A cachoeira Haew Narok tem uma história de incidentes similares. Uma manada de oito elefantes morreu após cair lá em 1992, em um caso que chamou atenção nacional.
Cerca de 7.000 elefantes asiáticos restam na Tailândia, com mais da metade vivendo em cativeiro.
Fonte: BBC