Uma das fortes características do tufão Hagibis é o seu diâmetro gigantesco, de tempestade e chuva. Segundo o meteorologista do Observatório de Meteorologia de Nagoia (Aichi), o 19.º tufão tem 650 quilômetros de área, fazendo com que o tempo da tempestade seja longo.
Ao meio-dia as províncias de Aichi e Mie estão sob essa forte área de tempestade. No período da tarde deverá aumentar a velocidade para atingir em cheio parte da região Tokai, em Shizuoka, e depois segue para Kanto e Tohoku.
Os picos de maior intensidade da influência deste tufão deverá ser entre 16 ou 17h até 21h, especialmente em Aichi e parte de Gifu.
Na província de Mie o índice pluviométrico ultrapassa o volume de todo o mês de outubro, especialmente nas áreas de Ise e Shima.
O pico da chuva de 200 a 300mm/h em Aichi e Mie deverá ser entre 15h às 18h, o que requer vigilância.
Quando anoitecer a chuva deverá cessar, mas o vendaval permanece. A intensidade dessas rajadas de vento é forte ao ponto de não permitir que uma pessoa fique de pé na rua. Por isso, a recomendação é de vigilância mesmo depois da chuva.
Mas, em Shizuoka que já está sob chuva forte e tempestade, todo cuidado é pouco. A previsão é de que no final da tarde ou começo da noite seja atingida pelo temido tufão.
A recomendação para a população dessa província é que busque um abrigo antes do anoitecer caso perceba que a situação externa está ficando perigosa. E também, fique atento às instruções das autoridades e bombeiros locais. Não subestime as consequências deste tufão pois já causou 1 morte e vários feridos.
Fontes: CBC TV, Tokai TV e Shizuoka Shimbun