Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Tufão Hagibis: vítimas fatais, centenas de feridos e danos em vasta área

| Informações

A passagem do tufão de número 19 foi devastadora no Japão, principalmente depois de atingir Shizuoka, Kanto Koshin e Tohoku.

Passagens aéreas no Japão - Alfainter
tufao 4

Foto aérea feita por volta das 8h, do Rio Chikuma, em Nagano (Sankei)

O tufão de número 19 – Hagibis – que atingiu o Japão causou vítimas, muitas fatais, além de incontáveis danos em Tokai, Kanto Koshin e Tohoku.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Sem perder sua potência, o grande e muito forte tufão, passou sobre Miyako (Iwate), às 6h de domingo (13), se afastando do arquipélago. À tarde deverá se transformar em ciclone extratropical, quando já estiver sobre o Oceano Pacífico. 

Segundo levantamento da JNN, até 9h de domingo (13), o número de vítimas é de 7 mortes e 24 desaparecidos. De acordo com a NHK, até 7h, são pelo menos 106 feridos em 27 das 43 províncias do país. (atualização do número de vítimas no fim do post).

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Uma das vítimas fatais foi por conta de um deslizamento ocorrido em Tomioka (Gunma), o qual feriu 3 pessoas e 2 estão desaparecidos.                                                                            

Diversos rios do país transbordaram e os bombeiros dessas cidades se empenharam nas atividades de resgate. 

Chuva e enchentes

n

Foto aérea feita por volta das 8h, do Rio Chikuma, que transbordou em Nagano (Sankei)

O índice pluviométrico em 48h foi o equivalente a 30 a 40% do volume anual em ampla área. Em Hakone (Kanagawa) chegou a 1.001mm,  em Izu (Shizuoka) foi de 760mm, em Chichibu (Saitama) foram registrados 687mm e em muitos outros locais os índices foram históricos. Ocorreram transbordamentos dos rios e consequentemente inundações.

O Rio Chikuma, da província de Nagano, transbordou e inundou parcialmente as cidades de Ueda, Chikuma, Suzaka, Obuse, Nagano e Nakano, segundo a NHK.

Em Kawasaki (Kanagawa) o Rio Hirase transbordou, inundando a região. Um homem na faixa dos 60 anos foi resgatado do piso térreo de um prédio de apartamentos mas morreu. A água do rio chegou até o segundo andar.

Apagão em larga escala

apagao 2

Imagem: reprodução da página web da Tepco

O número de pontos sem energia elétrica até as 9h14 de domingo (13) é de 230.800, segundo a Tepco-Tokyo Electric Power Company, em 9 províncias. As mais afetadas são Chiba, com 102.700, e Kanagawa com 63.800. 

Em bem menor escala ocorrerão interrupções dos serviços de telefonia celular em parte de Shizuoka e Kanto. 

Embora todos os alertas tenham sido cancelados na manhã de domingo a Agência de Meteorologia do Japão-AMJ informa que em muitos locais o solo está instável, por isso, recomenda-se atenção para as encostas. 

Assista aos vídeos do jornal Asahi, sendo um de Chiba e outro de Nagano.

 

Atualização às 19h30 de domingo, 13 de outubro:

De acordo com a NHK, pelo menos 26 pessoas morreram devido ao tufão Hagibis nas províncias de Kanagawa, Tochigi, Gunma, Miyagi, Fukushima, Saitama, Iwate, Nagano, Ibaraki, Chiba e  Shizuoka.

Dezoito pessoas estão desaparecidas e pelos menos 175 ficaram feridas.

Autoridades estão tentando determinar o número total de vítimas.

Fontes: NHK, Sankei, ANN e JNN

 


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo