Até as 15h de segunda-feira (14) havia pelo menos 77.630 pontos sem energia elétrica, de Hokkaido a Mie, em vasta área, segundo o Ministério da Economia, Comércio e Indústria-METI.
Segundo a Agência de Serviços Financeiros, as instituições financeiras também foram inundadas pela chuva causada pelo tufão de número 19. Na segunda-feira eram 41 dentro das lojas e 123 caixas eletrônicos ou ATMs fora das lojas, todos danificados. Muitos deles não estavam funcionando pela falta de energia elétrica.
Postos de combustível, de Iwate a Mie
Segundo levantamento realizado pela mídia especializada em veículos, o Response, dos 9,6 mil postos de combustível de 15 províncias são pelo menos 688 danificados, seja por inundação ou por corte de energia elétrica. Os dados foram atualizados na terça-feira (14) de manhã.
São 10 em Iwate, 34 em Miyagi, 37 em Fukushima, 63 em Ibaraki, 41 em Tochigi, 18 em Gunma, 58 em Saitama, 82 em Chiba, 93 em Tóquio, 37 em Kanagawa, 27 em Niigata, 11 em Yamanashi, 59 em Nagano, 52 em Shizuoka e 66 em Mie.
A Refinaria Negishi da JXTG Energy, em Yokohama (Kanagawa), teve problemas com equipamentos devido à inundação, o que a fez interromper temporariamente o despacho. A empresa possui estoque suficiente, incluindo o das refinarias próximas, por isso, não deve afetar o fornecimento estável de derivados de petróleo.
Em relação aos danos às fábricas e outras instalações, algumas foram inundadas, mas não ocorrerá nenhum impacto sério na cadeia de suprimentos
Fontes: NHK e Response