O resort Dake Onsen na província de Fukushima abriu suas instalações de águas termais gratuitamente para as pessoas que foram afetadas pelo tufão Hagibis.
Na quarta-feira (16), residentes de Fukushima afetados pelo tufão Hagibis, o de número 19, visitaram as instalações em Nihonmatsu a partir da manhã. Dentre eles, pessoas de cidades próximas como Mitomiya e Koriyama.
“Banhar-se em águas termais forneceu um certo alívio”, disse Yuko Harada, de 56 anos, da cidade de Nihonmatsu, que veio ao resort com sua mãe.
Harada não pôde tomar banho por causa da falta de água, embora sua casa não tenha sofrido danos em decorrência do tufão.
Jun Sakuma, autônomo de 32 anos residente de Nihonmatsu, visitou o Dake Onsen após ver postagens na mídia social.
“Ajudou muito, já que eu não podia tomar banho”, disse Sakuma. “O cansaço e a sujeira foram embora”.
A grande casa de banho pública no hotel Soranoniwa Resort também abriu suas portas gratuitamente para o público.
Harumi Mukanata, trabalhadora corporativa de 44 anos da cidade vizinha de Tamura, visitou a instalação com três pessoas de sua família.
“Sem água disponível, tive que limpar meu corpo com lenços umedecidos”, disse Mukanata. “Fiquei relaxada após tomar banho”.
Banhos em águas termais foram oferecidos gratuitamente na terça-feira por nove pousadas japonesas e hotéis em Dako Onsen, principalmente na iniciativa de uma cooperativa de ryokan.
Satoru Saito, de 53 anos, atendente de um ryokan, disse: “Quando em necessidade, ajudamos uns aos outros”.
Instalações de banho também foram abertas ao público em outras cidades da província de Fukushima, incluindo Iwaki, Minamisoma e Sukagawa.
Fonte: Japan Times