Não bastasse o Neoguri, o 20.º do ano, mais um tufão, se formou às 21h de sábado, informou a Agência de Meteorologia do Japão-AMJ.
O batizado de Bualoi, nome tailandês, está se deslocando a 25Km/h das proximidades da Lagoa Chuuk. O 21.º tufão tem 998hPa de pressão atmosférica central e ventos de 20m/s. No entanto, a previsão indica que deverá se transformar em forte por volta das 3h de terça-feira (22).
Forte tufão 20
Em relação ao 20.º, ganhou potência e foi classificado como forte. No domingo (20) está se movendo em sentido às ilhas de Okinawa.
Deverá colocar a ilha principal e as demais na sua forte área de tempestade na segunda-feira (21), o que requer cuidado aos residentes. São esperadas rajadas de vento de até 30m/s, chuvas de 100mm e elevação das ondas o dia todo.
Depois o tufão deverá se mover em sentido às ilhas Amami, na noite de segunda-feira e no dia seguinte deverá se aproximar de Kyushu e Shikoku. Na quarta-feira (23) deverá provocar chuva em ampla área, de Shikoku a Tokai, mas como ciclone extratropical.
Tufão Bualoi seguirá para Kanto?
O novo tufão requer atenção no seu curso, informou a AMJ. Há possibilidade de se aproximar da região Kanto, depois de ganhar potência classificando-o como extremamente forte.
Há várias possibilidades, diante das inúmeras simulações realizadas pelos institutos meteorológicos do mundo. Não se pode descartar que possa se aproximar do Japão.
Fontes: AMJ, NHK, Tenki e Weather News