Uma médica aposentada de 67 anos deu à luz na China, tornando-a potencialmente a nova mãe mais velha do país.
A mulher, cujo sobrenome é Tian, deu à luz uma menina em 25 de outubro na Maternidade Zaozhuang e Hospital de Saúde Infantil, onde ela havia trabalhado como médica antes de se aposentar, na província de Shandong, no norte da China.
Uma porta-voz do hospital disse ao CNN que Tian engravidou naturalmente após usar seu conhecimento médico para autoadministrar tratamentos tradicionais chineses de fertilidade.
A bebê nasceu por cesariana. “Tivemos muita sorte, visto que Tian já estava em uma idade maternal avançada e tinha várias complicações”, disse Liu Wencheng, médica responsável pelo parto, à rede de TV estatal CCTV. O bebê nasceu com 2,56Kg.
Liu disse que “durante a cesariana descobrimos que os ovários de Tian eram como os de uma mulher de 40 anos. Eles não encolheram como os de uma mulher de 60, o que pode explicar como ela ficou grávida naturalmente”.
Tian e a bebê foram transferidas para uma unidade de cuidados intensivos imediatamente após o parto, mas seus sinais vitais estavam a níveis normais desde a segunda-feira (28), disse a porta-voz do hospital ao CNN.
“Presente do céu”
Falando para o Qilu Evening News, o marido de Tian, de 68 anos de sobrenome Huang, disse que o casal havia decidido dar o nome de Tianci à bebê, que significa “presente enviado do céu”.
O casal idoso já tem dois filhos adultos e vários netos, disse ele ao jornal. O neto mais velho vai fazer 18 este ano.
Os dois filhos do casal eram contra os pais terem outro bebê. “Minha filha até disse que seu eu desse à luz a essa pequena criança ela cortaria todas as relações conosco”, disse Tian à CCTV.
Muitas mulheres mais velhas estão na batalha para ter mais filhos na China desde 2016, quando a política de filho único foi retirada, levando a um aumento na demanda por tratamentos de fertilidade.
Tian pode ser agora a mulher mais velha a dar à luz no país. De acordo com a rede de TV estatal China Daily, o recorde anterior era de uma mulher de Changchun, na província de Jilin no leste do país, que deu à luz um menino em 2016 aos 64 anos.
Em setembro, uma mulher de 73 anos na Índia deu à luz gêmeas, concebidas através de fertilização in vitro. Acredita-se que Erramatti Mangayamma, agricultora de Andhra Pradesh no sul do país, é a mulher mais velha a dar à luz.
Fonte: CNN