A Agência de Gestão de Desastres e Incêndio decidiu na segunda-feira (28) exigir que postos de gasolina verifiquem a identidade dos clientes e propósito de compra quando venderem o combustível em galões, em resposta ao incêndio criminoso no Kyoto Animation em julho deste ano.
A agência revisará seu decreto e trará regras mais rigorosas a partir de fevereiro do ano que vem, esperando prevenir ataques usando gasolina de galões.
O decreto revisado também exigirá que postos de gasolina mantenham registros das pessoas para as quais eles venderam o combustível em galões e verifiquem quem são os compradores, a menos que sejam clientes de costume.
Comerciantes de gasolina que ignorarem as exigências receberão advertências de departamentos de bombeiros locais e poderão enfrentar punição sob lei.
Em julho, o Kyoto Animation, mais conhecido como KyoAni, foi atacado por Shnji Aoba, que teria comprador gasolina em um contêiner de um posto de gasolina, espalhado o líquido altamente inflamável no estúdio 1 do KyoAni e ateado fogo. Trinta e seis pessoas morreram.
Fonte: Jiji