Chá preto em folhas e já preparado (Pixabay)
Em 1.º de novembro o calendário japonês comemora uma data especial, o Dia do Chá Preto. Foi instituída no ano de 1983 pela Japan Tea Association por um motivo muito especial.
Publicidade
A história conta que no período Edo (1603 – 1868) Kotaro Daikokuya, um japonês, se perdeu na Rússia depois de um acidente marítimo. Lá socorrido, lhe foi servido formalmente em uma reunião o chá preto. Teria sido o primeiro japonês a tomar essa bebida, já popular no ocidente.
Embora tenha ficado conhecido como chá preto no mundo, na China e Japão é conhecido como chá vermelho (紅茶, pronuncia-se kohcha).
Origem
Na antiguidade era produzido na China (Camellia sinensis) e posteriormente na Índia, com a variedade Assam, por causa do nome da região. Esse último é o maior produtor, seguido de Sri Lanka.
Mais tarde vieram as variedades híbridas e cultivos em outros países como Quênia, Turquia e Indonésia.
Diversos chás pretos e uma xícara da bebida quentinha (Pixinio)
Tipos de chá preto
Antes das misturas, os chás são conhecidos pela sua origem. Os mais famosos da Índia são Assam, Darjeeling, Dooard, Sikkim e Nilgiri.
O da Indonésia é o Java, enquanto o da Malásia é o Boh, sendo que o de Bangladesh é o Sylhet.
Os de Sri Lanka são Uva, Kandy, Dimbula, Galle, Ratnapura, entre outros.
No Japão também há várias províncias que produzem esse chá, entre elas as de Kyushu e Okinawa, mas também em Shizuoka.
Bebida para o ano todo
Pode ser servido quente ou gelado. Há países que tomam o chá com leite, como o chai na Índia, com manteiga como faz o povo do Tibet, pode ser adoçado com açúcar, geleia ou mel, temperado com especiarias ou limão, mas também o sumo de outras frutas.
Nomes em outros idiomas
O nome é de origem chinesa – cha, pronuncia-se tcha – e assim ficou no Japão. A pronúncia nos outros países também é muito parecida, como na ชา (cha) na Tailândia. Tea em inglês, tè em italiano, thé em francês, té em espanhol, चाय (chaai) em hindi ou tsaa em tagalog.
Benefícios do chá preto para saúde
Os polifenóis desse chá vem chamando a atenção para o combate à gripe e influenza. Além da ingestão, fazer um gargarejo também ajuda na prevenção.
Pesquisas indicam que tem efeitos para prevenção de cárie por causa do flúor, evita intoxicação alimentar por conta do galato de epigalocatequina, redução do colesterol e pressão arterial graças aos flavonoides e taninos, além da prevenção do envelhecimento da pele por causa da catequina.
Essa bebida contém cafeína, cerca de 3% do volume, mas inferior à do café. Como é combinada com o tanino, portanto com efeito suprimido, a ação de despertar é fraca em relação ao café.
Xícara de chá preto (Public Domain Pictures)
Essa bebida também contém catequinas (os poderosos antioxidantes do chá que combatem as células causadoras de câncer e ajudam a prevenir doenças cardíacas, taninos (os compostos químicos naturais que dão adstringência ao chá preto e ao vinho tinto), guanina (estimulante natural) e xantina (outro estimulante natural, semelhante à cafeína).
Os muitos antioxidantes e polifenóis do chá preto estão associados a vários benefícios à saúde. Especificamente, o chá preto contém flavonoides complexos, que são polifenóis que ajudam na prevenção de doenças. Uma única xícara de chá preto contém uma média de 200 miligramas de flavonoides. Muitos médicos agora recomendam a ingestão de 600 miligramas de flavonoides por dia para uma série de benefícios à saúde.
É especialmente recomendado para a saúde cardiovascular, na prevenção do câncer graças aos polifenóis. Os taninos ajudam a combater vírus da influenza e também a disenteria e hepatite.
Também beneficia o sistema imunológico por causa dos antígenos de alquilamina. Ajuda na digestão e alivia doença intestinal.
Beleza com chá preto
Beber esse chá beneficia a pele de três maneiras. Primeiro, nutre a pele com vitaminas B2, C e E, com minerais como magnésio, potássio e zinco e polifenóis e taninos essenciais. Segundo, sua cafeína e alguns de seus outros componentes químicos podem matar vírus orais, o que ajuda a prevenir infecções de pele e espinhas. Terceiro, o chá preto demonstrou reduzir rugas simuladas e sinais de envelhecimento prematuro.
E mais, colocar saquinhos de chá pretos sob os olhos ajuda a reduzir o inchaço e as olheiras. Também ajuda a dar brilho e evitar que os cabelos fiquem brancos.
Melhora a saúde dos ossos, dá mais energia, melhora o foco e concentração, pois o efeito da cafeína do chá preto é diferente do café, pois estimula menos o coração.
Com todos esses benefícios fica difícil não se render ao chá preto. Mas, atenção, é melhor beber sem açúcar ou adoçante.
Leia outras matérias relacionadas à saúde e bem-estar tocando aqui. Compartilhe com sua rede de amigos.
Presenteie-se com chá preto (Pixabay)
Fontes: Japan Tea Association, Wikipedia, The Spruce Eats e Health Line