Frutas cítricas e maçãs, sempre cheias de wax e fungicida (Pixnio e Pixabay)
Frutas e verduras em geral dispostas nas geladeiras dos supermercados têm agrotóxicos e ainda muitos delas, camada de cera ou fungicida para que durem mais.
Publicidade
Se não comprar na seção de orgânicos, não se pode comer folhas das verduras ou casca das frutas. Se não tomar os procedimentos adequados não pode dar para as crianças as maçãs com casca. Muito menos espremer um limão, sem os cuidados, pois pode ser perigoso.
Então, como consumir o que comprou na quitanda ou no supermercado com segurança?
Há várias formas e saiba como usá-las, embora das frutas importadas a segurança alimentar do Japão proíba o uso de pesticida pós-colheita, mas tem wax (cera).
Frutas livres de wax
Uma das formas é usar o sal de cozinha. Pegue as frutas cítricas – limões, laranjas e mexericas – e esfregue com delicadeza um punhado de sal. Ele vai removendo o wax da casca.
Depois enxágue bem, seque e prepare o prato ou sirva as frutas. Depois que o wax for removido as frutas estragam rapidamente, por isso, o ideal é usá-las logo.
O vinagre tem o mesmo efeito. Em uma bacia coloque água fria e um pouco de vinagre. A proporção é uma de vinagre para 2 de água. Coloque as frutas de molho por 30 minutos a 1 hora. Depois, enxágue na água corrente e pronto!
Remover o wax e o fungicida
Outra forma é colocar as frutas e verduras (pepino, tomate, salsão, berinjela e outros) de molho na água fervente por 30 segundos apenas. O wax se desprende derretendo. Depois basta lavá-las em água fervente.
Outro ingrediente indispensável na cozinha é o bicarbonato de sódio, chamado de juso (重曹) em japonês. Cuidado na hora de comprá-lo, pois tem o para uso na cozinha (shokuyo, 食用) e para uso na limpeza e faxina (soujiyo, 掃除用).
É adequado para remover pesticidas residuais em alimentos. Além disso, o bicarbonato de sódio é alcalino, com efeito de separar cera. Prepare uma tigela com um pouco desse pó e adicione as frutas ou verduras. Deixe-as de molho por 1 a 3 minutos. Enxágue bem com água corrente. Não deixe por muito tempo de molho, pois parte dos nutrientes podem ir embora.
Outro método é lavá-las com detergente de cozinha, apropriado para lavar louças e também esses vegetais. Antes de comprar repare no rótulo a escrita 野菜・果物・食器・調理用具用. Significa apropriado para hortaliças, frutas, louças e utensílios de cozinha.
Um dos detergentes que lava alimentos, mas há outros também (Amazon)
Frutas com casca e pratos seguros
Limões seguros para serem servidos no assado, bem como o brócolis (Flickr)
Depois desses procedimentos pode cortar o limão em rodelas para servir no chá, nos assados de carnes, peixes e frango, e também na caipirinha. Se gosta de limonada suíça, aquela que se bate no liquidificador o limão com casca, não deixe de fazer um desses procedimentos.
A maçã com casca pode ser usada para um lanchinho, sobremesa ou para a torta, compota e geleia.
Outras frutas e hortaliças poderão ser ingeridas com segurança nas saladas cruas.
Lembre-se de fazer um dos procedimentos com tudo o que comprar que não seja orgânico, incluindo as bananas, tomates, e outros.
→ Veja os ricos e saborosos alimentos do outono tocando aqui.
Residuais de produtos químicos agrícolas
Frutas deliciosas mas com pesticidas (Wikipedia)
Veja os rankings das frutas e hortaliças com mais agrotóxicos residuais.
-
- Morango Espinafre
- Nectarina Salsão
- Maçã Tomate
- Pêssego Páprica
- Pera Batatinha
→ Para ler outras matérias relacionadas a bem-estar e saúde toque aqui.
Fontes: Growing Up, Kore Karada e Macaroni