Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Family Mart revê expediente 24h da rede

| Economia

O modelo de negócios 24h iniciado na época áurea da economia japonesa está sendo revisado também pela rede Family Mart.

Unigran Japan 2026
famima

Revisão do modelo 24h (ANN)

O CEO da Family Mart, Takashi Sawada, explicou na quinta-feira (14), que pretende revisar o modelo de negócios 24h da sua rede. 

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Atualmente são 16 mil lojas, maioria franqueada, operando sem folga mesmo que amargue prejuízo. Diante disso Sawada explicou que considerando os franqueados em primeiro lugar, a partir de março do ano que vem poderão escolher encerrar o expediente às 23h e reabrir às 7h, ou ainda, escolher o domingo como data vermelha.

Em junho foi realizada uma pesquisa entre os franqueados e 7 mil deles demonstraram favoráveis à redução da jornada. 

Desde a década de 70 supermercados, lojas de conveniência e farmácia passaram a adotar o modelo de 24 horas de expediente. Mas, com a diminuição populacional e com a falta de mão de obra está insustentável. 

Também pretende enxugar a estrutura na matriz lançando campanha para aposentadoria voluntária de 800 funcionários, o que representam 10% do quadro. 

As concorrentes adotam experiências. A Seven Eleven pede aos franqueados que façam uma experiência de 6 meses, com horário reduzido. A rede Lawson está em fase de análise dos dados das 118 lojas escolhidas para serem observadas, com jornada reduzida. 

Fontes: NHK, FNN e ANN


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo