Uma campanha iniciada no Chiryu Danchi (Aichi) para a entrega das mochilas escolares japonesas para as crianças estrangeiras, viralizou nas redes sociais e mais de 500 já foram doadas.
Nesse conjunto habitacional moram cerca de 2,6 mil estrangeiros. No começo de novembro a brasileirinha Alícia Akemi Watanabe Moreno, 6 anos, residente em Kariya (Aichi), foi uma das contempladas com o projeto da ransel (ランドセル). O nome da mochila escolar vem do holandês, desde a era Edo.
Alícia e seus pais receberam o presente das mãos do doador, na presença de um dos idealizadores da campanha. “É minha cor preferida, estou feliz”, exclamou a menina que irá iniciar a vida escolar no primeiro ano primário.
Iniciativa beneficiou mais de 500 crianças
O gancho para iniciar a campanha foi uma doação de 3 mochilas usadas, em boas condições, de um conhecido para o empresário japonês Yasuo Suzuki, 52, no verão do ano passado.
Ele conhecia a brasileira Kumiko Miura, da associação dos residentes estrangeiros, de Chiryu (Aichi), e os dois tiveram a ideia do projeto. Mas, não simplesmente para doar e receber, sem saber para quem. Criaram o formato do encontro para esse momento, divulgando fotos no Facebook.
Isso se espalhou e muitos pais estrangeiros começaram a pedir as mochilas. Essa preciosa bolsa escolar já usada chegou às mãos de mais de 500 crianças, em 21 das províncias do país.
“Eu não esperava que isso se espalhasse tanto. Todas as vezes ganho sorrisos, o que me fazer ser mais feliz do que todo mundo”, declarou Suzuki.
Fonte: Asahi Shimbun