Túlio é homenageado pelos amigos do tempo de seleção japonesa de futebol (Nikkan Sports)
Defendendo o Kyoto Sanga como zagueiro, o futebolista de dupla nacionalidade Marcus Túlio Tanaka, ou simplesmente Túlio, 38 anos, se despede da carreira no Japão.
Publicidade
Em uma coletiva de imprensa realizada em Tóquio, no domingo (1.º), o jogador que defendeu o país na Copa do Mundo de 2010, contou dos 22 anos no país de seus ancestrais.
Em 1998 veio do Brasil para essa finalidade e estreou como profissional em 2001, em Hiroshima. Dois anos depois obteve a cidadania japonesa adotando o nome escrito em katakana e kanji 田中マルクス闘莉王. Explicou que nessa ocasião foi porque decidiu retribuir ao Japão a acolhida. Lutou nos gramados sempre com o espírito de japonês, que tanto ouviu de seus avós, imigrantes no Brasil.
Deixou marcas nos clubes onde atuou, tanto na J1, vestindo as camisas do Urawa Red Diamonds e Nagoya Grampus, quanto na J2. Foram 19 anos de futebol profissional, do qual se aposenta.
Os ex-jogadores profissionais japoneses, do tempo de seleção, Seigo Narazaki, que atuava como goleiro, e Yuji Nakazawa, também zagueiro como Túlio, apareceram de surpresa na coletiva de imprensa para lhe entregar buquês de flores.
Túlio não pôde esconder as lágrimas nessa hora, pela segunda vez, pois ao falar sobre seus familiares teve que secar seus olhos.
Em tom de brincadeira disse para todos que irão se “surpreender ao me ver engordar, com 10Kg a mais no Brasil, depois de comer bastante carne e tomar muita cerveja”.
Fontes: NHK, Sanspo, Nikkan Sports e The Answer