O White Island é o vulcão mais ativo da Nova Zelândia (CNN)
O vulcão mais ativo da Nova Zelândia, o White Island, entrou em erupção nesta segunda-feira (9) e havia dezenas de turistas no local. Pelo menos 5 pessoas morreram, 20 ficaram feridas e outras estão desaparecidas.
Publicidade
A primeira-ministra Jacinda Ardern disse que a situação em White Island, que fica na costa leste da North Island, foi “significante e crescente”. Ela disse que cerca de 100 pessoas poderiam estar na ilha ou em torno dela no momento da erupção, mas a polícia afirmou depois que o número era inferior a 50.
A polícia disse que algumas pessoas haviam sido trazidas para a ilha principal e uma estava gravemente ferida. De acordo com uma declaração da polícia, várias pessoas que estavam na ilha no momento da erupção não haviam sido localizadas.
Um alerta de nível 4 foi emitido para o vulcão, também conhecido pelo seu nome Maori, Whakaari, indicando “erupção vulcânica moderada”, de acordo com a agência de ciência GeoNet. A escala vai de 0 a 5.
Excursões diárias permitem que até 10 mil pessoas ao ano visitem a área do vulcão.
A autoridade de defesa civil alertou que a situação era perigosa “na vizinhança imediata do vulcão”, que fica a 48Km da costa da Baía de Plenty, uma área de praia popular entre os turistas. A polícia bloqueou ruas perto do mar e a agência do clima MetService havia alertado à comunidade de aviação local que evitasse chegar à área de avião.
White Island vivenciou uma erupção de curta duração em 2016, mas não houve feridos.
Fonte: The Guardian