O vulcão mais ativo da Nova Zelândia, o White Island, entrou em erupção nesta segunda-feira (9) e havia dezenas de turistas no local. Pelo menos 5 pessoas morreram, 20 ficaram feridas e outras estão desaparecidas.
A primeira-ministra Jacinda Ardern disse que a situação em White Island, que fica na costa leste da North Island, foi “significante e crescente”. Ela disse que cerca de 100 pessoas poderiam estar na ilha ou em torno dela no momento da erupção, mas a polícia afirmou depois que o número era inferior a 50.
A polícia disse que algumas pessoas haviam sido trazidas para a ilha principal e uma estava gravemente ferida. De acordo com uma declaração da polícia, várias pessoas que estavam na ilha no momento da erupção não haviam sido localizadas.
Um alerta de nível 4 foi emitido para o vulcão, também conhecido pelo seu nome Maori, Whakaari, indicando “erupção vulcânica moderada”, de acordo com a agência de ciência GeoNet. A escala vai de 0 a 5.
Excursões diárias permitem que até 10 mil pessoas ao ano visitem a área do vulcão.
A autoridade de defesa civil alertou que a situação era perigosa “na vizinhança imediata do vulcão”, que fica a 48Km da costa da Baía de Plenty, uma área de praia popular entre os turistas. A polícia bloqueou ruas perto do mar e a agência do clima MetService havia alertado à comunidade de aviação local que evitasse chegar à área de avião.
White Island vivenciou uma erupção de curta duração em 2016, mas não houve feridos.
My god, White Island volcano in New Zealand erupted today for first time since 2001. My family and I had gotten off it 20 minutes before, were waiting at our boat about to leave when we saw it. Boat ride home tending to people our boat rescued was indescribable. #whiteisland pic.twitter.com/QJwWi12Tvt
— Michael Schade (@sch) December 9, 2019
Fonte: The Guardian