Um vulcão situado na costa da Nova Zelândia entrou em erupção na segunda-feira (9) enquanto vários turistas estavam explorando sua superfície, matando 5 pessoas e deixando outros 8 desaparecidos, os quais temem-se estarem mortos, disseram autoridades.
Um helicóptero com equipes de resgate pousou na White Island apesar do perigo e ajudou a evacuar as dezenas de sobreviventes, alguns deles gravemente feridos.
Horas após o desastre, autoridades disseram que o local ainda estava muito perigoso para as equipes de resgate buscarem sobreviventes. Entretanto, uma aeronave sobrevoou a ilha várias vezes e “nenhum sinal de vida foi visto em qualquer ponto”, disse a primeira-ministra Jacinda Ardern.
Os desaparecidos e feridos incluem neozelandeses e turistas da Austrália, EUA, China, Inglaterra e Malásia, disse a primeira-ministra. Alguns dos que estavam explorando o vulcão na White Island eram passageiros do cruzeiro da Royal Caribbean, o Ovation of the Seas, atracado na vizinha North Island.
O desastre terrível levantou imediatamente a questão do porquê a visita de pessoas estava sendo permitida na ilha, a cerca de 50Km da ilha principal da Nova Zelândia, após cientistas terem notado um aumento na atividade vulcânica nas últimas semanas. A White Island é a ponta de um vulcão submarino.
Autoridades disseram que 47 pessoas estavam na ilha no momento da erupção e que algumas delas estavam caminhando ao longo da borda um pouco antes da explosão.
Além dos mortos e desaparecidos, 31 sobreviventes foram hospitalizados e três outros já receberam alta. Algumas das vítimas sofreram queimadura graves.
O White Island é o cone vulcânico mais ativo da Nova Zelândia. Cerca de 70% do vulcão fica sob o mar.
A ilha também é conhecida pelo nome indígena Maori, Whakaari.
Veja o vídeo filmado:
My god, White Island volcano in New Zealand erupted today for first time since 2001. My family and I had gotten off it 20 minutes before, were waiting at our boat about to leave when we saw it. Boat ride home tending to people our boat rescued was indescribable. #whiteisland pic.twitter.com/QJwWi12Tvt
— Michael Schade (@sch) December 9, 2019
Fonte: StarTribune