Casas em área montanhosa na província de Gifu (ilustrativa/PM)
Pesquisadores no Japão alertaram que o aquecimento global provavelmente trará neve pesada para áreas montanhosas no leste do arquipélago.
Publicidade
Uma equipe liderada pelo professor assistente Takahiro Sasai da Universidade de Tohoku simulou como a neve cairia se as temperaturas médias globais aumentassem em 4 graus Celsius devido ao aquecimento global.
De acordo com suas descobertas, a quantidade de neve diminuiria ao longo da costa do Pacífico e do Mar do Japão a altura de uma temporada de neve.
Entretanto áreas montanhosas ao longo da costa do Mar do Japão, principalmente no leste, seriam afetadas por mais neve.
Particularmente em áreas montanhosas que se estendem da província de Gifu até a de Niigata, a frequência de neve pesada de mais de 60cm por dia provavelmente aumentaria de uma vez em quatro décadas para uma vez em cada oito ou nove anos.
Os pesquisadores dizem que o aquecimento global fará com que as temperaturas da superfície aumentem, o que em troca levará a um aumento na quantidade de vapor de água no ar.
Eles dizem que isso resultará em queda de neve mais pesada, visto que as temperaturas de massas de ar fio em alta altitude provavelmente não aumentarão muito.
Sasai disse que as pessoas na região devem exercer cautela quando uma substancial onda de frio estiver se aproximando.
Fonte: NHK World