O Japão caiu para o 121º lugar em um ranking global de igualdade de gênero – seu nível mais baixo em registro.
O Fórum Econômico Mundial, que sedia uma reunião anual de líderes políticos e econômicos do mundo em Davos, divulgou o relatório deste ano em 16 de dezembro.
O instituto suíço analisa disparidades de gênero baseado em dados em quatro áreas chave – política, economia, educação e saúde.
Seu Global Gender Gap Report 2020 pesquisou 153 países em todo o mundo.
A Islândia manteve o título de sociedade com a maior igualdade de gênero do mundo, pelo 11º ano consecutivo.
Ela foi seguida por países nórdicos, como Noruega, Finlândia e Suécia. A Espanha subiu 21 posições em comparação ao ano passado para o 8º lugar. A Etiópia subiu 35 lugares, ficando na 82ª colocação.
O relatório colocou o Japão em 121º lugar, marcando uma queda de 11 posições comparada ao ano passado. A queda foi atribuída à baixa representação das mulheres na política e gestão corporativa.
No Japão, legisladoras contaram por 10.1% na câmara dos deputados e ministras do gabinete 5.3%, comparado a médias globais de 25.2% e 21.2% respectivamente.
O Fórum Econômico Mundial está pedindo aos governos em todo o mundo que tomem ações para igualdade de gênero, alertando que na presente proporção de mudança, levará cerca de um século para alcançar a paridade.
Fonte: NHK World