Os três principais aeroportos internacionais do Japão começarão a usar reconhecimento facial para agilizar verificações de segurança e processo de embarque com início em 2020, reduzindo o tempo de espera nas filas antes da realização das Olimpíadas de Verão em Tóquio.
Com início na primavera, passageiros poderão registrar suas passagens e informações de passaporte em um sistema especial no check-in em Narita e Haneda, os principais aeroportos que atendem a área de Tóquio, assim como em Kansai na província de Osaka.
Isso significa que eles não terão mais que apresentar esses itens em checkpoints de segurança e portões de embarque.
Grandes aeroportos do Japão já usam reconhecimento facial em quiosques automatizados de controle de passaporte. Entretanto, o uso em outros tipos de verificações em aeroportos é uma medida nova.
O novo sistema custará cerca de 3,2 bilhões de ienes ($29,2 milhões) e será financiado através de um novo imposto de saída do país sobre turistas lançado em janeiro.
O imposto deve levantar cerca de 54 bilhões de ienes no ano fiscal de 2020, alta de 8 por cento em comparação ao período atual que termina em março.
O governo japonês está trabalhando em outras iniciativas para agilizar procedimentos de chegada e partida para visitantes estrangeiros, com a meta de atrair 40 milhões de turistas do exterior em 2020.
Uma ideia é anexar etiquetas eletrônicas em bagagens despachadas no Japão, então os viajantes podem ver, via app para smartphone ou monitores no aeroporto de destino, quanto tempo é necessário esperar para que suas malas possam ser recolhidas.
O governo vai resolver detalhes junto a operadores de aeroportos e companhias aéreas.
O Japão também está lançando um programa de autorização prévia, enviando oficiais da imigração a aeroportos no exterior para que os viajantes possam passar pelo controle de passaporte antes de partirem.
O programa terá início com viajantes que têm destino a 13 aeroportos japoneses a partir de Taiwan, com planos de expandir para outros locais no futuro.
Fonte: Asia Nikkei