O papa Francisco pediu desculpas após dar um tapa na mão de uma mulher enquanto ele cumprimentava fiéis no Vaticano na véspera de Ano Novo.
Francisco perdeu a paciência quando a mulher agarrou abruptamente sua mão e o puxou para perto dela após quando ele caminhava cumprimentado as pessoas durante uma visita a um presépio no Vaticano na noite de terça-feira.
A mulher não o soltava e em um gesto que pareceu causar dor a ele, o papa deu um tapa na mão dela para se soltar.
Durante a oração do Angelus para uma praça de São Pedro repleta de fiéis no dia de Ano Novo, o pontífice se referiu às suas ações. “Peço desculpas pelo mau exemplo… Às vezes mesmo eu perco a paciência”, disse.
A identidade da mulher é desconhecida, mas um vídeo do incidente viralizou, causando indignação na mídia social. No Twitter, um usuário escreveu: “O que o papa fez demonstra uma coisa – ele é um homem”.
Em seu discurso na manhã de quarta-feira (1º), o papa também condenou a violência contra mulher. Ele disse: “Pelo modo que tratamos o corpo de uma mulher, podemos compreender nosso nível de humanidade”.
Em um outro vídeo que viralizou em 2019, o papa várias vezes não permitiu que sua mão fosse beijada enquanto uma longa fila se formava em frente a ele.
Os fiéis que aguardavam vinham tentando beijar seu anel papal como parte de uma tradição, praticada por católicos mais conservadores, para mostrar respeito ao pontífice.
Poucos dias após o incidente, o Vaticano disse que Francisco estava preocupado que isso poderia espalhar germes.
Contudo, especialistas disseram naquela época que sua relutância em ter seu anel papal beijado refletiu um desconforto com um elemento de protocolo tradicional que havia perdido seu significado original.
NOPE FROM THE POPE: While greeting people in St. Peter’s Square on New Year’s Eve, Pope Francis had to pull himself away from a woman who grabbed his hand and yanked him toward her. https://t.co/umkpOnbbX6 pic.twitter.com/0XzxtWTMUd
— CBS News (@CBSNews) December 31, 2019
Fonte: The Guardian